Barro com Fé

Santos devocionais de Stela Kehde

Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta mostra “Barro com Fé”,
que aborda encontro entre tradição e contemporaneidade
Stela Kehde apresenta sua visão dos santos devocionais e propõe o resgate da fé de maneira mais leve, alegre e colorida

Classificação Etária: Livre

Site: http://museuartesacra.org.br/

Museu de Arte Sacra - Sala Metrô Tiradentes

De terça a domingo de 22 de julho a 3 de setembro de 2017

Preço: R$6 – gratuito aos sábados

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 , Luz, 01102-000, São Paulo, SP

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Barro com Fé, de Stela Kehde, com curadoria de Percival Tirapeli, na sala MAS Metrô Tiradentes. Composta por 276 peças que possuem como referência a fé, a mostra de título sugestivo nos remete à criação do Homem pelo viés do Cristianismo, quando Deus, como um oleiro, modela o homem a partir do barro e lhe concede o dom da vida. Além do ato inventivo do criador, a artista também recorre à imagem arquetípica da mulher, acrescentando em sua produção a fé sob a devoção de Maria.

Ao estabelecer uma ligação entre o barro e a fé – o barro simples e puro; a fé rígida e forte -, Stela Kehde busca estimular a visualização sobre o sagrado de maneira muito particular, considerando a experiência de cada espectador. “Essa materialização do espírito solene através dessas formas simples permite ao imaginário pessoal ver o sagrado”, comenta a artista. Na série Capelinhas, a Virgem escolhida é a de Fátima que, na exposição, encontra-se impressa em uma espacialidade que remete ao pequeno oratório com uma cruz, quando a original traz a imagem imaculada sobre nuvens. Conforme comenta o curador Percival Tirapeli: “A série mais extensa é a dos Tijolos, de grande singularidade e sólida simbologia. A materialidade é dupla enquanto construção artística: tijolos fabricados adquiridos em olaria e a intervenção da artista a depositar sobre as marcas fabris a pequena imagem – da série Mãos – da Virgem. Assim, Stela constitui neste vazio um berço para colocar a imagem a simbolizar a construção da fé”.

Stela Kehde recorre à argila como meio de passar sua mensagem ao mundo, utilizando-a de maneira contemporânea. Na série Santas de Mãos, o gesto de apertar o barro já prevê sua essência: o contato direto com o devocional, além da portabilidade. Na última série de Virgens, os sugestivos nomes com títulos para a Virgem, ampliando as mais de mil invocações que se dá para a Mãe de Jesus.
Em termos de técnicas, a artista apresenta inovações nas queimas, texturas e mesmo na pintura, utilizando pigmentos naturais. “Procuro agregar materiais que a princípio seriam descartados e que são incorporados às peças (refugo de vidro, vergalhão de ferro, papel alumínio etc.), trazendo um efeito original e reutilizando o que seria considerado descartado.”

Exposição: Barro com Fé
Artista: Stela Kehde
Curadoria: Percival Tirapeli
Abertura: 22 de julho de 2017, sábado, às 11h
Período: 23 de julho a 3 de setembro de 2017
Local: Sala MAS Metrô Tiradentes – Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: Grátis para usuários do Metrô
Número de obras: 276
Técnica: Escultura

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, é uma das mais importantes instituições do gênero no país. Detém mais de 18 mil peças religiosas no acervo, remanescentes dos séculos 16 a 20, todas inestimáveis.