Memorial da Resistência de São Paulo - Exposição de Longa Duração

Descrição Curta:
O Programa de Exposição do Memorial da Resistência de São Paulo tem dois segmentos principais: exposição de longa duração, voltada para o histórico do edifício e seus respectivos desdobramentos de controle, repressão e resistência, e exposições temporárias, com argumentos extraídos da exposição de longa duração.

Classificação Etária: Livre

Site: http://memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/default.aspx?mn=37&c=exposicoes&mod=longaduracao

Mais Informações: (11) 3335-4990


Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Sim

Áudio Descrição: Não

Memorial da Resistência de São Paulo

ver mapaocultar mapa

Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 17:30

Preço: Gratuito

Endereço: Largo General Osório, 66 , Santa Efigênia, 01213-010, São Paulo, SP

Descrição

A exposição de longa duração está abrigada em parte do antigo espaço carcerário e seu roteiro expositivo está organizado em 4 módulos:

Módulo A: O edifício e suas memórias
Neste espaço, duas informações estão articuladas: de um lado, há uma cronologia de ocupação do edifício desde a sua construção à atualidade e, de outro, um vídeo que apresenta a história e estrutura do Deops/SP em tópicos que evidenciam suas diversas ramificações com instâncias do poder para o controle e repressão dos cidadãos.


Módulo B: Controle, repressão e resistência: o tempo político e a memória
As noções, as estratégias e os fatos relativos ao controle, repressão e resistência configuram a abordagem desta sala e contextualizam este espaço prisional no âmbito do Brasil republicano, apresentados por meio de um equipamento multimídia e por uma cronologia, dentre outros recursos.


Módulo C: A construção da memória: o cotidiano nas celas do Deops/SP
O conjunto prisional é composto por quatro celas, um corredor principal e um corredor para banho de sol. Em cada um dos espaços, painéis e outros suportes audiovisuais apresentam desde o processo de implantação do Memorial da Resistência aos testemunhos sobre o cotidiano na prisão.


Módulo D: Da carceragem ao Centro de Referência
Este espaço oferece possibilidades de aprofundamento temático, por meio da consulta a banco de dados referenciais, além de uma amostragem de objetos e documentos provenientes do Fundo Deops/SP.



Programa de Exposições - Memorial da Resistência de São Paulo

O Programa de Exposição do Memorial da Resistência de São Paulo tem dois segmentos principais: exposição de longa duração, voltada para o histórico do edifício e seus respectivos desdobramentos de controle, repressão e resistência, e exposições temporárias, com argumentos extraídos da exposição de longa duração.

O Memorial organiza três exposições temporárias por ano: uma com base em pesquisas realizadas pela equipe do Memorial; uma relacionada à América Latina e/ou ao Programa de Residência Artística (bianual), ou seja, um olhar sobre a instituição e/ou temas pertinentes; e uma desenvolvida de acordo com propostas externas.

Além disso, desde 2011 tem ação articulada com o Programa Lugares da Memória, por meio da realização de exposição sobre o tema, concebida para itinerar na capital e região metropolitana e em cidades do interior e do litoral do estado de São Paulo. Nesse aspecto, atuará no âmbito do Programa de Ações de Apoio ao Sistema Estadual de Museus – SISEM/UPPM/SEC.

A programação de exposições do Memorial é validada pelo seu Conselho de Orientação Cultural – COC.

Galeria

Publicado por

Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, dedica-se à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano por meio da musealização de parte do edifício que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, uma das polícias políticas mais truculentas do país.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem